#ffffff

#ffffff

No Curimataú e Seridó paraibano prefeito de Barra de Santa Rosa é reeleito presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde

No Curimataú e Seridó paraibano prefeito de Barra de Santa Rosa é reeleito presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde

no-curimatau-e-serido-paraibano-prefeito-de-barra-de-santa-rosa-e-reeleito-presidente-do-consorcio-intermunicipal-de-saude
Data da Notícia: 12 de janeiro, 2023
Última Modificação: 12 de janeiro, 2023

Na tarde desta quarta-feira (11), na cidade de Picuí, o prefeito do município de Barra de Santa Rosa, Curimataú paraibano Neto Nepomuceno, foi reeleito por unanimidade presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Curimataú e Seridó paraibano (CIMCS), quinze municípios integram o consórcio em tela, que ainda abrange cidades do Rio Grande do Norte (Jaçanã e Coronel Ezequiel).

Integra ainda a gestão do Consórcio, a prefeita de Sossego Neide Oliveira, reeleita vice-presidente, além do secretário executivo Jaílson Andrade.

Participam do consórcio os municípios de Picuí, Cuité, Nova Floresta, Barra de Santa Rosa, Algodão de Jandaíra, Damião, Sossego, Baraúna, Frei Martinho, Pedra Lavrada, São Vicente do Seridó, Cubati, Soledade, além de Jaçanã e Coronel Ezequiel, no Rio Grande do Norte. A sede oficial fica na cidade de Cuité, tendo polos de atendimento nas cidades de Picuí, São Vicente do Seridó e Barra de Santa Rosa.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Curimataú Paraibano (CIMSC) busca unir os municípios para ofertar especialidades médicas e exames à população.  A junção é uma alternativa logística e economicamente viável para as administrações públicas, principalmente de pequenas cidades, que fortalecem a saúde municipal de maneira coletiva.

Entre os exames ofertados estão colonoscopia, colposcopia, ECG, ecocardiograma, endoscopia digestiva, glaucoma, mamografia, tomografia e ultrassonografias.

O prefeito anfitrião de Picuí Olivânio Remígio (PT), explica que o consórcio é também uma maneira de os gestores discutirem problemas comuns da saúde, encontrarem soluções conjuntas e estabelecerem parcerias para a oferta dos serviços.  “É um desafio estruturar a rede de saúde de uma pequena cidade e o consórcio é muito eficiente para aprimorar a saúde pública de um município. Com essa associação, nossa população e de outros municípios têm sido muito beneficiadas”, pontuou.

O Diretor do Hospital Regional de Picuí Dr. Edjarde Sandro Cavalcante, presente a reunião, afirmou que aquela casa de saúde será parceiro na caminhada em busca de oferecer uma saúde de qualidade na região.